A maçonaria como hoje conhecemos, segundo o Dicionário da Maçonaria de Joaquim Gervásio de Figueiredo, "foi fundada em 24 de junho de 1717, em Londres". A origem da maçonaria está ligada às lendas de Ísis e Osíris, Egito; ao culto a Mitra, passando pela Ordem dos Templários e a Fraternidade Rosa Cruz.
É uma associação de carácter universal, cujos membros cultivam a filantropia, justiça social, aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autónomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas) Lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si".
Está presente em todo mundo e tem como membros pessoas de grande influência na sociedade, abrangendo a política, economia, religião, poder legislativo e outros. Apenas aceita para seus membros individuos de classes sociais altas e elites (ao contrário da Cabonária por necessidade) advogando que é necessário ter um certo nível cultural.
Sempre gostei de ler sobre sociedades secretas cheias de simbologia presentes em monumentos e documentos. A Maçonaria e o seu ''braço armado'', a Carbonáriao, teveram grande influência na revoluçao Revolução de 5 de Outubro de 1910 que naquela data pôs termo à monarquia Portuguesa.
Ontem li um artigo no JN cujo título era ''Maçon não mete cunha'', no qual o Ex-grão mestre da maçonaria dizia que esta organização já esteve "inundada de oportunistas". Mas garante que se trata de "uma associação de homens honrados", a que a democracia tem retirado poder. Dizia também que a maçonaria perdeu influência política, os magistrados-maçons não fazem fretes a "irmãos", nem as relações maçónicas propiciam cunhas, tráfico de influências ou negociatas. São ideias defendidas, em Coimbra, pelo maçon António Arnaut (ex-grão mestre do GOL - Grande Oriente Lusitano ).
De facto nao consigo deixar de ter um certo sentimento de pena por todos esses maçons, coitados já nao têm grande influência, já nao conseguem lograr a lei em seu proveito, nem meter cunhas aos amigos.
Por isso faço aqui um apelo: Se encontrares um Maçon na rua, ou na assembleia da república, aproxima-te com um sorriso na cara e diz-lhe algo simpatico e motivador, podes ate dar-lhe um carinhoso e calorento abraço ou até fazer um comentário positivo relativamente a sua maneira de vestir ou elogiar a sua aparência (confesso que será dificil no caso de encontrar o Mario Soares).
domingo, 28 de setembro de 2008
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Bitaites isolados
Os politicos são como as fraldas e têm de ser substituidos frequentemente pelas mesmas razões.
''A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias'' - W. Churchill
''A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias'' - W. Churchill
Subscrever:
Comentários (Atom)